Ano da Biodiversidade

Ano da Biodiversidade
Faça sua parte ;D

quarta-feira, 14 de julho de 2010

FOTO DO DIA



"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."
Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

p.s. FERIAAAAS... Estou viajando por isso estou sem formas de postar, aonde estou mal tenho contato com a internet... Daqui a alguns dias eu volto com tudo... ;}

segunda-feira, 5 de julho de 2010

FOTO DO DIA

Jabutis Gigantes oO



"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."
Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

Integridade estrutural das celulas


Vou falar então do CITOESQUELETO.
Conjunto de elementos que sao responsaveis por integridade celular, movimento celular e de organelas.
Tres tipos principais de filamentos:

FILAMENTO DE ACTINA

Sao formados por actina, uma proteina globular, codificada por diferentes genes.
FUNÇOES
Exocitose e endositose (alterações das membranas)
adesão celular
Manuten~ção da forma celular (microvilosidades)
Formação do citoesqueleto dos heritrocitos

MICROTUBULOS

São formados por uma proteina globular - tubulina
FUNÇÕES
Transpote de vesiculas e organelas
Forma da celula
Separação dos cromossomos durante a divisão celular

FILAMENTOS INTERMEDIARIOS

Compostos por diferentes proteinas fibrosas que se associam formando uma estrutura rigida
FUNÇÕES
Resistencia e estabilidade celular
Forma e integridade da celula
Posicionamento das organelas
Associados aos desmossomos

domingo, 4 de julho de 2010

FOTO DO DIA



"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."
Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

FOTO DO DIA



"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."
Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

FOTO DO DIA

P.S. Foto tirada por mim *.*



"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."
Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

Vivas as proteínas

Hoje o assunto será SINTESE PROTEICA.



Basicamente existem duas, a que ocorre no citoplasma e aquela que ocorre no RER (Reticulo Endoplasmatico Rugoso).
Por uma CASCATA INTRACELULAR DE ATIVAÇÃO (não irei dar muitos detalhes pois explicarei em outra postagem), uma seria de proteinas sao ativas, sendo que a ultima entra no nucleo e ativa uma sequência de DNA que irá se transcrever em RNAm (mensageiro). Esse RNAm irá sair do nucleo para traduzir sua "mensagem". No citoplasma, quando o RNAm sai, o RNAr (ribossomico) e o RNAt (transportador) estarão esperando para acontecer a transcrição dessa proteína. O RNAt irá trazer o anti-codon que se ligam aos codons trazidos no RNAm. Cada trio de anti-condos tras um aminoacidos que se ligam entre si, acontecendo então a transcrição. Depois de completa a ligação de todos os trios de codons a transcrição foi realizada. Essa será a PROTEINA CITOPLASMATICA.
A outra que acontece no RER possui algumas diferenças. Quando o RNAm sai do nucleo com a "mensagem" para ser transcrita, o RNAr irá marcá-lo com uma proteína chamada PEPTIDIO SINAL e outra chamada SRP. Assim, ao invez de acontecer a sintese normal no citoplasma, ela irá "caminhar" até a membrana do RER, onde existe um RECEPTOR SRP. Logo que a proteina SRP entra em contato com esse receptor que se encontra na membrana, uma proteina será ativada, TRANSLOCON, que irá ativar outra chamada BIP, que irá abrir para que a proteína seja transcrita dentro do RER. Logo será adicionado uma serie de radicais quimicos e estas serão encapadas, formando uma vesícula que as transportará para o GOLGI, que fica com a responsabilidade de endereça-las para sua determinada função, seja ela dentro da celula ou fora.
FUNÇÂO DESSAS BENDITAS PROTEINAS QUE EU TANTO FALEI: "as proteínas desempenham nos seres vivos as seguintes funções: estrutural, enzimática, hormonal, de defesa, nutritivo, coagulação sangüínea e transporte."

"Aprendizado de hoje: Viva as proteínas. Ela desempenham papel multiplo no nosso organimos. O que seriamos sem elas? oO"