
Bom, aqui estou hoje, depois de um mês, falando sobre uma coisa totalmente importante, tanto externamente quanto internamente. Aquele que tem a capacidade de revestir todo o nosso corpo por fora, como também todas as cavidades internas.
TECIDO EPITELIAL. Ele tem basicamente funçoes de revestimento, proteção, absorção, como as microvilosidades presentes no intestino, secreção, percepção sensorial (celulas perceptoras), imunologia e contração (citoesqueleto).
Suas celulas sao totalmente justapostas, ou seja, unidas e não possui vasos sanguineos (avascularizado), sendo assim é nutrido pelo Tecido conjuntivo.
Pode ser classificado de diferentes formas. Quanto à sua função: REVESTIMENTO OU GLANDULAR Ex: intestino e glandula endocrina. Quanto ao numero de camadas celulares: SIMPLES - 1 camada, ESTRATIFICADO - mais de uma camada e PSEUDO-ESTRATIFICADA - estratificação falsa, que pode ser diferenciada dos outros tres pela visualização de nucleos em diferentes alturas, desorganizados. Quanto à forma das celulas: PAVIMENTOSO - celulas achatas, CUBICO - celulas cubicas, PRISMATICO OU CILINDRICO - celulas estreitas. Pode também ser classificado por suas diferenciações como: MICROVILOSIDADES - tecido com borda estriada ou CILIOS - tecido ciliado. Quando falamos de tecido na superficie ele sera queratinizado e quando o tecido for em cavidades ele é não queratinizado.
Estes sao os principios basicos do tecido epitelial.





.jpg)




