Ano da Biodiversidade

Ano da Biodiversidade
Faça sua parte ;D

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Revestindo todo o corpo


Bom, aqui estou hoje, depois de um mês, falando sobre uma coisa totalmente importante, tanto externamente quanto internamente. Aquele que tem a capacidade de revestir todo o nosso corpo por fora, como também todas as cavidades internas.
TECIDO EPITELIAL. Ele tem basicamente funçoes de revestimento, proteção, absorção, como as microvilosidades presentes no intestino, secreção, percepção sensorial (celulas perceptoras), imunologia e contração (citoesqueleto).
Suas celulas sao totalmente justapostas, ou seja, unidas e não possui vasos sanguineos (avascularizado), sendo assim é nutrido pelo Tecido conjuntivo.
Pode ser classificado de diferentes formas. Quanto à sua função: REVESTIMENTO OU GLANDULAR Ex: intestino e glandula endocrina. Quanto ao numero de camadas celulares: SIMPLES - 1 camada, ESTRATIFICADO - mais de uma camada e PSEUDO-ESTRATIFICADA - estratificação falsa, que pode ser diferenciada dos outros tres pela visualização de nucleos em diferentes alturas, desorganizados. Quanto à forma das celulas: PAVIMENTOSO - celulas achatas, CUBICO - celulas cubicas, PRISMATICO OU CILINDRICO - celulas estreitas. Pode também ser classificado por suas diferenciações como: MICROVILOSIDADES - tecido com borda estriada ou CILIOS - tecido ciliado. Quando falamos de tecido na superficie ele sera queratinizado e quando o tecido for em cavidades ele é não queratinizado.
Estes sao os principios basicos do tecido epitelial.

FOTO DO DIA



"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."
Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

De volta à realidade. É isso ai. :D

quarta-feira, 14 de julho de 2010

FOTO DO DIA



"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."
Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

p.s. FERIAAAAS... Estou viajando por isso estou sem formas de postar, aonde estou mal tenho contato com a internet... Daqui a alguns dias eu volto com tudo... ;}

segunda-feira, 5 de julho de 2010

FOTO DO DIA

Jabutis Gigantes oO



"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."
Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

Integridade estrutural das celulas


Vou falar então do CITOESQUELETO.
Conjunto de elementos que sao responsaveis por integridade celular, movimento celular e de organelas.
Tres tipos principais de filamentos:

FILAMENTO DE ACTINA

Sao formados por actina, uma proteina globular, codificada por diferentes genes.
FUNÇOES
Exocitose e endositose (alterações das membranas)
adesão celular
Manuten~ção da forma celular (microvilosidades)
Formação do citoesqueleto dos heritrocitos

MICROTUBULOS

São formados por uma proteina globular - tubulina
FUNÇÕES
Transpote de vesiculas e organelas
Forma da celula
Separação dos cromossomos durante a divisão celular

FILAMENTOS INTERMEDIARIOS

Compostos por diferentes proteinas fibrosas que se associam formando uma estrutura rigida
FUNÇÕES
Resistencia e estabilidade celular
Forma e integridade da celula
Posicionamento das organelas
Associados aos desmossomos

domingo, 4 de julho de 2010

FOTO DO DIA



"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."
Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

FOTO DO DIA



"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."
Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

FOTO DO DIA

P.S. Foto tirada por mim *.*



"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."
Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

Vivas as proteínas

Hoje o assunto será SINTESE PROTEICA.



Basicamente existem duas, a que ocorre no citoplasma e aquela que ocorre no RER (Reticulo Endoplasmatico Rugoso).
Por uma CASCATA INTRACELULAR DE ATIVAÇÃO (não irei dar muitos detalhes pois explicarei em outra postagem), uma seria de proteinas sao ativas, sendo que a ultima entra no nucleo e ativa uma sequência de DNA que irá se transcrever em RNAm (mensageiro). Esse RNAm irá sair do nucleo para traduzir sua "mensagem". No citoplasma, quando o RNAm sai, o RNAr (ribossomico) e o RNAt (transportador) estarão esperando para acontecer a transcrição dessa proteína. O RNAt irá trazer o anti-codon que se ligam aos codons trazidos no RNAm. Cada trio de anti-condos tras um aminoacidos que se ligam entre si, acontecendo então a transcrição. Depois de completa a ligação de todos os trios de codons a transcrição foi realizada. Essa será a PROTEINA CITOPLASMATICA.
A outra que acontece no RER possui algumas diferenças. Quando o RNAm sai do nucleo com a "mensagem" para ser transcrita, o RNAr irá marcá-lo com uma proteína chamada PEPTIDIO SINAL e outra chamada SRP. Assim, ao invez de acontecer a sintese normal no citoplasma, ela irá "caminhar" até a membrana do RER, onde existe um RECEPTOR SRP. Logo que a proteina SRP entra em contato com esse receptor que se encontra na membrana, uma proteina será ativada, TRANSLOCON, que irá ativar outra chamada BIP, que irá abrir para que a proteína seja transcrita dentro do RER. Logo será adicionado uma serie de radicais quimicos e estas serão encapadas, formando uma vesícula que as transportará para o GOLGI, que fica com a responsabilidade de endereça-las para sua determinada função, seja ela dentro da celula ou fora.
FUNÇÂO DESSAS BENDITAS PROTEINAS QUE EU TANTO FALEI: "as proteínas desempenham nos seres vivos as seguintes funções: estrutural, enzimática, hormonal, de defesa, nutritivo, coagulação sangüínea e transporte."

"Aprendizado de hoje: Viva as proteínas. Ela desempenham papel multiplo no nosso organimos. O que seriamos sem elas? oO"

quarta-feira, 30 de junho de 2010

FOTO DO DIA

P.S: Por motivos de fim de semestre, especialmente ultima prova de calculo, não irei postar nada além da foto hoje.



"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."

Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

terça-feira, 29 de junho de 2010

FOTO DO DIA



"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."

Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

A tal da Respiração Celular

Bom, como minha matéria de Biologia Celular hoje foi Mitocôndria, vou falar um pouco sobre ela.

A mitocôndria é uma organela de membrana dupla. Seu esquema é simples, membrana externa, membrana interna, espaço intermembranoso, matriz mitocondrial e cristas mitocondriais, estas que possibilitam maior área de contato entre a membrana, já que é nelas onde ocorre a ultima fase da respiração celular. Possui também seu DNA, que adquirimos da nossa mãe, ribossomos e grânulos densos, ou melhor, agregados iônicos.

Então como eu acabei de dizer, a mitocôndria é responsável pela famosa respiração celular.
No nosso organismo, temos fontes de energia, mas vou falar de duas que fazem parte dessa tal respiração celular: lipídios - ácidos graxos, glicose.
Começando pela glicose: No citoplasma,ela passa por uma conversão, onde produz duas moléculas de ATP e duas de ACIDO PIRUVICO. Esse processo é chamado de Glicólise ou Via Glicolítica.
O Piruvato ou Acido Piruvico entra na matriz mitocondrial. Essa é a primeira fase da respiração celular, chamada de DESCARBOXILAÇÃO OU FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA. O Piruvato, por reações químicas qualquer xD, forma a ACETILCOENZIMA A. De imediato inicia-se o CICLO DE KREBS (uma série de reações químicas acontecem nesse ciclo). Essa é a segunda fase da respiração celular chamada de CICLO DE KREBS OU CICLO DO ACIDO CITRICO. Desse ciclo são formadas 2 moléculas de ATP e alguns PROTONS (NADHs e FADHs). Em seguida esses NADH E FADH se ligam à proteínas da membrana e lançam prótons para o espaço intermembranoso, iniciando a cadeia transportadora de elétrons. Isso acontece com a ajuda de uma serie de proteínas com nomes estranhos que não vou detalhar aqui. Esse lançamento de prótons ocasiona a fosforilação do ADP. Essa é a terceira e ultima fase da respiração celular chamada de CADEIA TRANSPORTADORA DE ELETRONS.
Já os lipídios possuem uma pequena diferença. Os ácidos graxos atravessam a membrana da mitocondrial graças a uma proteína da membrana. Logo que entram, estes sofrem uma BETA OXIDAÇÃO e formam a ACETILCOENZIMA A. Bom, em seguida todos os mesmo processos ocorridos quando falamos na GLICOSE se repetem.

“Aprendizado de hoje: Vamos colocar as mitocôndrias para trabalharem. Exercícios físicos alem de ajudarem a manter nossa saúde, ajudam a manter nosso corpinho em forma.”

segunda-feira, 28 de junho de 2010

FOTO DO DIA




"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."
Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

Lixos que se formam em pedras preciosas

Hoje eu vou falar sobre a matéria da minha prova. Uma pequena e insignificante espécie de habitat aquático. Mas será tão insignificante assim?

Bivalvia é um subfilo (usado por uns) ou classe (usado por outros) do Filo Mollusca. Sua estrutura é bem simples, com uma concha dividida em duas valvas, que tem uma simples função de proteção ou até mesmo produção de muco. Possui um pé largo que é utilizado tanto para locomoção quanto para escavação do substrato. Possui ctenidios ou seja, branquias verdadeiras, para trocas gasosas. Possui dois sifões, um para a entrada e outra para a saida de agua, auxiliando as trocas gasosas. Possui um coração, estômago, manto e cavidade do manto (também conhecida de cavidade palial). Como as outras especies de moluscos, possui tubo digestivo completo, sistema nervoso com ganglios organizados para receber os impulsos nervosos e sistema excretor composto por nefrídios.
É uma espécie diferenciada no seu filo por uma simples(para ele) função que seu organismo realiza. Para a alimentação, as duas valvas se abrem para a entrada do alimento. Nem sempre entra apenas o alimento, então essa particula determinada estranha para o corpo do bivalvia é envolvida por uma substancia chamada narca, produzida pelo manto. Durante esse processo, as camadas de narca vão endurecendo formando aquilo que nós chamamos de PEROLA. Veja só, uma simples função de um bivalvia se torna algo tão valioso para nós, estranhos seres que vieram habitar a terra.



"Aprendizagem de hoje: Se até seres tão simples como bivalvia são capazes de transformar coisas inulteis em algo valioso, porque nós também não podemos? Pense nisso ;]"