Ano da Biodiversidade

Ano da Biodiversidade
Faça sua parte ;D

quarta-feira, 30 de junho de 2010

FOTO DO DIA

P.S: Por motivos de fim de semestre, especialmente ultima prova de calculo, não irei postar nada além da foto hoje.



"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."

Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

terça-feira, 29 de junho de 2010

FOTO DO DIA



"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."

Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

A tal da Respiração Celular

Bom, como minha matéria de Biologia Celular hoje foi Mitocôndria, vou falar um pouco sobre ela.

A mitocôndria é uma organela de membrana dupla. Seu esquema é simples, membrana externa, membrana interna, espaço intermembranoso, matriz mitocondrial e cristas mitocondriais, estas que possibilitam maior área de contato entre a membrana, já que é nelas onde ocorre a ultima fase da respiração celular. Possui também seu DNA, que adquirimos da nossa mãe, ribossomos e grânulos densos, ou melhor, agregados iônicos.

Então como eu acabei de dizer, a mitocôndria é responsável pela famosa respiração celular.
No nosso organismo, temos fontes de energia, mas vou falar de duas que fazem parte dessa tal respiração celular: lipídios - ácidos graxos, glicose.
Começando pela glicose: No citoplasma,ela passa por uma conversão, onde produz duas moléculas de ATP e duas de ACIDO PIRUVICO. Esse processo é chamado de Glicólise ou Via Glicolítica.
O Piruvato ou Acido Piruvico entra na matriz mitocondrial. Essa é a primeira fase da respiração celular, chamada de DESCARBOXILAÇÃO OU FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA. O Piruvato, por reações químicas qualquer xD, forma a ACETILCOENZIMA A. De imediato inicia-se o CICLO DE KREBS (uma série de reações químicas acontecem nesse ciclo). Essa é a segunda fase da respiração celular chamada de CICLO DE KREBS OU CICLO DO ACIDO CITRICO. Desse ciclo são formadas 2 moléculas de ATP e alguns PROTONS (NADHs e FADHs). Em seguida esses NADH E FADH se ligam à proteínas da membrana e lançam prótons para o espaço intermembranoso, iniciando a cadeia transportadora de elétrons. Isso acontece com a ajuda de uma serie de proteínas com nomes estranhos que não vou detalhar aqui. Esse lançamento de prótons ocasiona a fosforilação do ADP. Essa é a terceira e ultima fase da respiração celular chamada de CADEIA TRANSPORTADORA DE ELETRONS.
Já os lipídios possuem uma pequena diferença. Os ácidos graxos atravessam a membrana da mitocondrial graças a uma proteína da membrana. Logo que entram, estes sofrem uma BETA OXIDAÇÃO e formam a ACETILCOENZIMA A. Bom, em seguida todos os mesmo processos ocorridos quando falamos na GLICOSE se repetem.

“Aprendizado de hoje: Vamos colocar as mitocôndrias para trabalharem. Exercícios físicos alem de ajudarem a manter nossa saúde, ajudam a manter nosso corpinho em forma.”

segunda-feira, 28 de junho de 2010

FOTO DO DIA




"Seja contra qualquer tipo de exploração a animais. Eles servem para admiração em seu habitat normal, não para serem caçados ou preços em jaulas minusculas."
Natureza é vida. Preserve-a se quiser continuar a viver!

Lixos que se formam em pedras preciosas

Hoje eu vou falar sobre a matéria da minha prova. Uma pequena e insignificante espécie de habitat aquático. Mas será tão insignificante assim?

Bivalvia é um subfilo (usado por uns) ou classe (usado por outros) do Filo Mollusca. Sua estrutura é bem simples, com uma concha dividida em duas valvas, que tem uma simples função de proteção ou até mesmo produção de muco. Possui um pé largo que é utilizado tanto para locomoção quanto para escavação do substrato. Possui ctenidios ou seja, branquias verdadeiras, para trocas gasosas. Possui dois sifões, um para a entrada e outra para a saida de agua, auxiliando as trocas gasosas. Possui um coração, estômago, manto e cavidade do manto (também conhecida de cavidade palial). Como as outras especies de moluscos, possui tubo digestivo completo, sistema nervoso com ganglios organizados para receber os impulsos nervosos e sistema excretor composto por nefrídios.
É uma espécie diferenciada no seu filo por uma simples(para ele) função que seu organismo realiza. Para a alimentação, as duas valvas se abrem para a entrada do alimento. Nem sempre entra apenas o alimento, então essa particula determinada estranha para o corpo do bivalvia é envolvida por uma substancia chamada narca, produzida pelo manto. Durante esse processo, as camadas de narca vão endurecendo formando aquilo que nós chamamos de PEROLA. Veja só, uma simples função de um bivalvia se torna algo tão valioso para nós, estranhos seres que vieram habitar a terra.



"Aprendizagem de hoje: Se até seres tão simples como bivalvia são capazes de transformar coisas inulteis em algo valioso, porque nós também não podemos? Pense nisso ;]"