Bivalvia é um subfilo (usado por uns) ou classe (usado por outros) do Filo Mollusca. Sua estrutura é bem simples, com uma concha dividida em duas valvas, que tem uma simples função de proteção ou até mesmo produção de muco. Possui um pé largo que é utilizado tanto para locomoção quanto para escavação do substrato. Possui ctenidios ou seja, branquias verdadeiras, para trocas gasosas. Possui dois sifões, um para a entrada e outra para a saida de agua, auxiliando as trocas gasosas. Possui um coração, estômago, manto e cavidade do manto (também conhecida de cavidade palial). Como as outras especies de moluscos, possui tubo digestivo completo, sistema nervoso com ganglios organizados para receber os impulsos nervosos e sistema excretor composto por nefrídios.
É uma espécie diferenciada no seu filo por uma simples(para ele) função que seu organismo realiza. Para a alimentação, as duas valvas se abrem para a entrada do alimento. Nem sempre entra apenas o alimento, então essa particula determinada estranha para o corpo do bivalvia é envolvida por uma substancia chamada narca, produzida pelo manto. Durante esse processo, as camadas de narca vão endurecendo formando aquilo que nós chamamos de PEROLA. Veja só, uma simples função de um bivalvia se torna algo tão valioso para nós, estranhos seres que vieram habitar a terra.

"Aprendizagem de hoje: Se até seres tão simples como bivalvia são capazes de transformar coisas inulteis em algo valioso, porque nós também não podemos? Pense nisso ;]"
Nenhum comentário:
Postar um comentário